Etec de Peruíbe


A Etec de Peruíbe é uma escola de ensino profissionalizante pertencente ao Centro Paula Souza e disponibiliza gratuitamente cursos de Ensino Técnico Integrado ao Médio e cursos Técnicos de Nível Médio, ministrados por professores capacitados, numa estrutura especialmente desenvolvida para atender às suas necessidades, com o objetivo de formar profissionais comprometidos e preparados para atender com qualidade a demanda do nosso mercado de trabalho. Pode-se dizer que a origem da Etec de Peruíbe teve como ponto de partida a implantação de classes descentralizadas da Etec Adolpho Berezin, de Mongaguá, em meados de 2006, com os cursos de Administração e Hotelaria.

Em junho de 2008 foi firmado convênio entre o Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura Municipal da Estância Balneária de Peruíbe, onde a Etec de Peruíbe era classe descentralizada da Etec de Itanhaém. A época o convênio foi assinado pelo então Governador Sr. José Serra e o Exmo. Prefeito Sr. José Roberto Preto, que viabilizou o prédio da Unidade Escolar onde abrigava o Centro de Convenções da cidade.

No início, o prédio foi compartilhado com a Promoção Social do Município que detinha o agendamento do salão de eventos e nesta época a unidade ofertava apenas dois cursos técnicos, sendo eles, Logística no período noturno e Contabilidade no período da tarde.

Em 2010 a Escola recebeu uma solicitação de implantação de um novo curso por parte da Prefeitura, e passamos a oferecer também o curso de Técnico em Modelagem do Vestuário com turmas no período noturno e no período da tarde. Em 2012 o Sr. Geraldo José Rodrigues Alckmin, Governador do Estado criou a ETEC de Peruíbe como unidade própria e independente, em 10/10/2012, por meio do decreto nº 58.447.

No segundo semestre de 2013 foi implantado mais um curso, sendo ele Técnico em Turismo Receptivo com quarenta alunos no período vespertino, no lugar do curso de Modelagem do vestuário que passou a ser ofertado somente no período noturno.

Em 2014 a Etec de Peruíbe iniciou suas atividades em duas novas classes descentralizadas nas cidades de Itariri (Técnico em Administração) e Pedro de Toledo (Técnico em Comércio).

No ano de 2015 a escola passou a ofertar um novo curso do eixo tecnológico de infraestrutura, o curso Técnico em Desenho de Construção Civil, no período noturno. Os demais cursos técnicos continuaram a ser ofertados no primeiro semestre, Logística a noite e Modelagem do Vestuário e Turismo Receptivo a tarde e à noite.

A partir de 2016 a Etec de Peruíbe integrou o curso ETIM – Ensino Técnico Integrado ao Médio em Administração, o que possibilitou aos alunos que concluíram o Ensino Fundamental a realizarem ao mesmo tempo o Ensino Médio integrado com o Curso Técnico em Administração, sendo que esta modalidade de curso é desenvolvida em período integral, das 08h00 às 16h00.

Neste mesmo ano, a escola através de sua parceria com a Prefeitura de Peruíbe passou a oferecer aos alunos alimentação regular com café da manhã e almoço ao ETIM, e jantar para as modalidades de cursos do período noturno.

Em 2017, a escola contava com três modalidades de cursos técnicos no período noturno, Desenho de Construção Civil, Logística e Turismo Receptivo, totalizando nove turmas no horário das 18h30 às 22h30, e também o ETIM em Administração ministrado em período integral conta com duas turmas, a da primeira série 1MAD e da segunda série 2MAD.

Em 2018 foi adicionado mais um curso na modalidade ETIM, desta vez voltado para área de Informática e um curso Técnico em Administração no período da tarde na modalidade Mediotec – Jovem Técnico. Já em 2019 a escola mais uma vez ampliou o oferecimento de cursos com a inclusão do ETIM em Desenvolvimento de Sistemas, M-TEC em Programação de Jogos Digitais e Técnico em Eventos para o período noturno, contando agora com dezesseis turmas e 590 alunos matriculados.

Hoje a escola desenvolve um projeto pedagógico pensando no aprimoramento humano consciente da cidadania, dos valores de reconhecimento da importância da comunicação nas relações interpessoais e pelo prazer do aprender. A escola possui uma característica relacionada ao desenvolvimento das competências através da aplicação prática dos conhecimentos e técnicas desenvolvidas em sala de aula, laboratórios, visitas técnicas e projetos. A missão da unidade escolar é promover um ensino de qualidade, no intuito de formar cidadãos e profissionais capacitados para atender a demanda do mercado de trabalho, ou seja, formar e capacitar cidadãos conscientes de seu papel social e profissional, garantindo a sustentabilidade no mundo globalizado, fazendo que a comunidade escolar explore diferentes possibilidades nas diferentes áreas profissionais conduzidos pelo grande interesse pela pesquisa e o conhecimento da realidade da sociedade e mercado de trabalho.

Etec de Peruíbe
Etec de Peruíbe