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Nesta aba de nosso blog, falaremos sobre algumas disciplinas técnicas do curso de Jogos Digitais e alguns de nossos projetos, especificamente no 2°ano do curso. São elas: Modelagem 3D, Desenvolvimento de Jogos para Web II, Linguagem de Programação, Programação Orientada a Objetos e Técnicas de Desenho e Game Art II.


Modelagem 3D ou modelagem tridimensional é basicamente o processo de criar um objeto com três dimensões, por meio de programas específicos. Nessa matéria, utilizamos o programa Blender. Segundo a Ciência da computação, para desenvolver a criação de qualquer objeto, ideia ou cena em 3D, por meio de modelagem em computadores, é importante ter em mente a sua aplicação, a complexidade e o estilo desejado, essas são todas as representações matemáticas de superfícies tridimensionais.



Em Desenvolvimento de Jogos para Web, temos a função de criar jogos com base nos mais variados tipos de funções e programações, além das linguagens que podem definir como será seu código de jogo e se terá mais facilidade na hora de desenvolver em determinada plataforma. Não só isso, temos a parte gráfica responsável pelos traços do game, desenvolvimento para multiplataformas também estão inclusos (Android, IOS e Computador). O melhor é que todos esses recursos estão presentes em um simples website, ou seja, um game completo sem precisa baixar ou instalar apenas buscando seu link no navegador. Milhares de empresas (como a própria Google) usam dessa ferramenta para desenvolver jogo. Um exemplo, é o próprio famigerado Pac-Man disponível no seu Google pra jogar só pesquisando o seu nome. Além disso a Google dá suporte a quem quer criar e desenvolver web para web.


Em Linguagem de Programação (LP), estamos estudando neste ano uma linguagem específica, o CSharp. Manipulamos esta linguagem na plataforma Visual Studio, criada pela Microsoft. E começamos a ver Unity, uma plataforma voltada para área de games, que tem interação com o próprio Visual Studio. Em Técnicas de Desenho e Game Art II aprendemos a melhorar imagens, criar histórias de personagens, modificar algumas cores, ter mais criatividade e percepção nos detalhes de um objeto ou personagem. Aprendemos a utilizar um aplicativo chamado Illustrator, que todas as suas funções são voltadas à criação de novas imagens. A utilização do aplicativo é rápido e fácil e contém muitas ferramentas. Os professores, para nos ajudar nesse entendimento, ensinam-nos a fazer contorno de imagem para visualizarmos os detalhes e a função de cada ferramenta e atalho.

Aprendemos em TDDG – Técnicas de Desenvolvimento de Game Art, os conceitos básicos da criação e da ilustração dos personagens, como por exemplo vários de nossos trabalhos em que utilizamos jogos e personagens já criados da cultura nerd e geek como base para a criação de um personagem único e com características e história própria. Como um exemplo disso temos o trabalho que fizemos no Word em que nós podíamos ter escolhido qualquer personagem e criar um novo com base nas características dele. Na mesma matéria, aprendemos as características básicas de um jogo. Um exemplo foi nossa pesquisa e aprofundamento do jogo Mário, onde nós temos o herói (Mário) que tem que salvar a donzela “Peach” do vilão “Bowzer”, e temos os personagens coadjuvantes ‘Luigi”, “Yoshi”, “Toad”, entre outros.

Em Programação Orientada a Objetos, aprendemos vários conceitos, que nos ajudam na programação. Alguns deles: métodos construtores, são chamados sempre que uma classe é criada. Uma classe pode ter vários construtores. Os construtores permitem que o programador defina valores padrão e grave códigos fáceis de ler

Como pode ver, o curso Técnico de Programação de Jogos Digitais nos mostra como um simples jogo pode ser complexo. Ao concluir o curso, a ETEC de Peruíbe espera que tenhamos em mente todo nosso potencial de aprendizado e entendimento de cada matéria, na prática da criação dos jogos.