———— CURIOSIDADES SOBRE JOGOS DIGITAIS ——————————————


Hoje vamos falar sobre algumas curiosidades sobre Programação de Jogos Digitais, que todos devem conhecer antes de entrar para a área. Primeiramente, você já parou para pensar o que é um programador? O Técnico em Programação de Jogos Digitais é o profissional que realiza o planejamento do processo de produção do jogo digital e incorporação dos elementos multimídia à plataforma de desenvolvimento, sendo responsável pela programação e integração desses elementos. Realiza testes, manutenção e melhorias no jogo digital. Trabalha em equipe, estabelece relações interpessoais construtivas e compreende o contexto em que está inserido, demonstrando capacidade propositiva e criativa. Atua em organizações públicas e privadas de qualquer segmento, tais como da área do comércio, de serviços, da indústria, de consultoria, de ensino e pesquisa, por meio da prestação de serviços autônomos, temporários ou contrato efetivo. Agora que você já sabe o que é ser um Técnico em Programação de Jogos Digitais, vamos às curiosidades!

Você sabia que o Brasil é um dos maiores consumidores de jogos da América Latina? O mercado de jogos é um dos que mais cresce no Brasil e no mundo, movimentando bilhões de dólares anualmente. É um setor que expande suas fronteiras independentemente das condições econômicas do país e o mercado de games está em plena expansão no Brasil. De acordo com os dados da “Newzoo” (empresa que analisa o mercado de jogos), em 2017, o número de jogadores era de 66,3 milhões. A movimentação financeira também aumentou bastante, mesmo com a crise econômica: de US$ 1,3 bilhão, passará para US$ 1,5 bilhão. Tudo isso coloca o país na liderança da América Latina e em 13º lugar no ranking global na atividade.

Você sabia que mercado de trabalho é muito diversificado? Quem cursou Jogos Digitais não trabalha necessariamente apenas com a indústria de games, mas também pode trabalhar em agências de publicidade e cinema. Isso porque a formação do aluno é muito forte na área de modelagem e animação, e é possível trabalhar com propaganda, marketing, efeitos especiais, entre outros. Você achou que seria só moleza? Achou errado! O curso de Jogos Digitais é focado tanto no design do jogo como na programação. A proposta também inclui disciplinas de gestão e empreendedorismo para que o aluno tenha conhecimento sobre negócios e, futuramente, possa investir na sua própria empresa. Além disso, todo semestre há uma disciplina de projetos para que desde o início o aluno desenvolva portfólio. Já parou para pensar como os jogos são feitos? O mundo dos jogos exige disciplina e habilidades diversas, isso porque programar jogos é muito diferente de programar sites, os games vão muito além dos códigos. O primeiro passo para construir uma carreira no desenvolvimento de jogos é a programação. Programar pode ser considerado difícil, mas o mais importante é possui uma base sólida em programação básica e procurar compreender cada etapa da programação. Você pode começar pela programação de sites e migrar para a programação de jogos para conseguir experiência e entender como funciona cada etapa. Como eu começo uma carreira em games? É importante ter consciência de que o prazer de jogar não é suficiente para seguir uma carreira de desenvolvedor de sucesso, pois essa profissão abrange muito mais do que apenas gameplay. Se você deseja ser um desenvolvedor de games, deve ter afinidade com tecnologia, gostar de programar, e claro, ter paixão por jogos. Precisamos saber inglês? Quando o assunto é desenvolvimento de jogos e programação, quase não existem conteúdos traduzidos para o português, por isso se quer ter sucesso nessa área, comece pelo inglês. Quanto ganha um desenvolvedor de jogos? O desenvolvimento de jogos, como podemos observar, é uma área que exige diferentes tipos de profissionais e por isso os salários podem ser muito variados.

Enfim, é importante ter consciência de que o prazer de jogar não é suficiente para seguir uma carreira de desenvolvedor de sucesso, pois essa carreira abrange muito mais do que apenas gameplay. Se você deseja trabalhar no desenvolvimento de games deve ter afinidade com tecnologia, gostar de programar, e claro, ter paixão por jogos. Agora se você deseja começar uma carreira nessa área, nada melhor do que começar com um curso, não é mesmo? Algumas ETECs contemplam esse curso! Se você ainda não conhece, não Precisamos tempo! Procure uma ETEC perto de você!